FAQ

Perguntas frequentes

Educação

O que se entende por Estágio?


O estagio é o momento em que o aluno coloca em pratica o conhecimento adquirido ao longo do curso e toma ciência de forma pratica de como será o seu futuro na profissão. As instituições de ensino fecham parcerias para receber os alunos para esse estagio.




O que é TCC?


Trata-se do Trabalho de Conclusão do Curso –TCC. É uma experiência importante no processo de aprendizagem que possibilita ao aluno estar melhor preparado para atuar profissionalmente e para iniciar pesquisa acadêmica.




Quais são os Fundamentos da Alfabetização?


A escrita surgiu da necessidade de se guardar o registro histórico de nossos antepassados. Surgiu, primeiramente, em forma pictográfica ou desenho ou símbolo, após isso, surgiram os ideogramas, que foram substituídos pelos silabários e, posteriormente, surge o alfabeto.

Confira abaixo como foi a evolução da escrita ao longo dos anos:

  1. Os registros mais antigos de pictóricos e ideográficos (símbolos e desenhos), foram encontrados na Mesopotâmia, 5500 anos atrás.
  2. Após essa fase, os símbolos passam a terem valores fonéticos, com isso, menos signos são utilizados.
  3. Construído pelo povo fenício em Biblos, no séc. XV a.C., surge o alfabeto, composto de 22 símbolos.
  4. No séc. XV a.C., os gregos atribuíram sons a cada signo do alfabeto.
  5. Durante o período do Renascimento, entre os séculos XV e XVI, com o avanço do trabalho da imprensa na Europa e a publicação de obras literárias lidas, houve preocupação com a alfabetização.
  6. Em 1540 é lançada a primeira cartilha de gramática portuguesa.
  7. No final do século XIX, a escolarização passa a ser obrigatória.
  8. No início do século XX, surge a cartilha do ABC, composta por exercícios de soletrar, separar vogais e consoantes, com o objetivo de ensinar aos que dela faziam uso.
  9. Atualmente, apesar dos avanços tecnológicos, ainda ocorre grande defasagem no ensino da leitura e da escrita voltada para o exercício da cidadania.




O que se entende por atendimento educacional especializado (AEE) ?


O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é composto por um conjunto de recursos e atividades pedagógicas voltadas ao atendimento de alunos com algum tipo de necessidade especial. O objetivo do AEE é complementar a formação do aluno através de recursos de acessibilidade, serviços e estratégias que façam que não existam barreiras no desenvolvimento da aprendizagem e na participação ativa na sociedade.

Para implementação do Atendimento Especial Especializado em uma instituição de ensino, é necessário a criação de um Plano de atendimento educacional especializado. Nesse plano deve conter todo o planejamento das intervenções pedagógica que serão desenvolvidas no contraturno para os alunos com necessidades especiais. Ao elaborar esse planejamento, todos os professores, equipe pedagógica, familiares e demais profissionais de outras áreas que atendem externamente o aluno dever ser inseridos. Com esse documento a escola pode acompanhar o desenvolvimento dessa criança.

No Brasil o Atendimento Educacional Especializado é regulamentado através do Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre questões que garantem um sistema inclusivo, com igualdade de oportunidades e sem discriminação com os alunos portadores de deficiência.




Quais são os objetivos do atendimento educacional especializado (AEE)?


Os objetivos do AEE são:

I - Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes;

II - Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;

III - Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e

IV - Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.




Que tipo de aluno é atendido por professores pós-graduados em atendimento educacional especializado (AEE)?


Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, no comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Nesse caso, são exemplos de transtornos globais de desenvolvimento: autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses), entre outros.

Alunos com altas habilidades ou superdotação: são estudantes que apresentam um potencial elevado de aprendizado pois dominam rapidamente os conceitos.




O que é Educação de Jovens e Adultos (EJA)?


A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na idade apropriada.

Com a EJA, o aluno pode retomar os estudos e os concluir em menos tempo. Dessa forma ele tem acesso a melhores oportunidades no mercado de trabalho ou pode ingressar em um curso do ensino superior.

A Educação de Jovens e Adultos é ofertada nas modalidades de ensino presencial e na modalidade a distância (EAD).




O que é Educação do Campo?


A Educação do Campo é uma modalidade da educação voltada aos espaços denominados rurais. A área de atuação é bastante ampla, compreendendo espaços da floresta, agropecuária, das minas e da agricultura, chegando também aos espaços pesqueiros, a populações ribeirinhas, caiçaras e extrativistas. Também serve como denominação da educação para comunidades quilombolas, em assentamento ou indígena.

O art. 28 da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96 estabelece que na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região.




Qual é a relação entre Educação e Sociedade?


Educação e Sociedade estão ligadas, pois uma depende da outra. A nossa sociedade passa por diversas transformações e conectado a essas mudanças está o papel da escola.

A Educação sempre foi fundamental para o desenvolvimento da sociedade. A interação entre elas gera contribuição para o desenvolvimento de ambas. Por exemplo, uma sociedade só tem acesso a novas tecnologias e se moderniza com a evolução da educação.

Por outro lado, a sociedade fornece para a educação respaldo para assimilar o que está a seu redor.




O que é Educação Corporativa?


A educação corporativa serve para auxiliar na educação contínua necessária para as empresas.

Dentro desse mecanismo existem diversas metodologias que podem ser usadas com o objetivo de estimular a aprendizagem dos colaboradores, como: ensino presencial, cursos de educação a distância, gestão do conhecimento e autodesenvolvimento, entre outros.




O que é Pedagogia Empresarial?


A Pedagogia Empresarial proporciona suporte à estruturação das mudanças, ampliação e aquisição de conhecimento em ambientes empresariais. O profissional que atua na área da pedagogia empresarial tem o papel de promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe, contribuindo para o desenvolvimento de competências dos colaboradores.

Dentro das empresas, o pedagogo vai buscar metodologias e estratégias que garantam a melhor aprendizagem. O principal alvo desse profissional são as mudanças no comportamento, fazendo com que as pessoas atingidas tenham mais qualidade em sua atuação profissional.




O que são direitos humanos?


Os Direitos Humanos são os diretos básicos de todos. independente da raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião, ou qualquer outro aspecto. São considerados Direitos Humanos aqueles que garantem a liberdade, liberdade de opinião, de expressão, o direito à educação e ao trabalho, entre muitos outros.

Segundo as Organizações das Nações Unidas (ONU), os Direitos Humanos têm algumas características importantes. São elas:

Os direitos humanos são fundados sobre o respeito pela dignidade e o valor de cada pessoa;

Os direitos humanos são universais, o que quer dizer que são aplicados de forma igual e sem discriminação a todas as pessoas;

Os direitos humanos são inalienáveis, e ninguém pode ser privado de seus direitos humanos; eles podem ser limitados em situações específicas. Por exemplo, o direito à liberdade pode ser restringido se uma pessoa é considerada culpada de um crime diante de um tribunal e com o devido processo legal;

Os direitos humanos são indivisíveis, inter-relacionados e interdependentes, já que é insuficiente respeitar alguns direitos humanos e outros não. Na prática, a violação de um direito vai afetar o respeito por muitos outros;

Todos os direitos humanos devem, portanto, ser vistos como de igual importância, sendo igualmente essencial respeitar a dignidade e o valor de cada pessoa.





Cursos

É necessário fazer estágio nos cursos de Licenciatura?


Sim, nos cursos de Licenciatura é obrigatório o cumprimento de 400 horas de estágio supervisionado, de acordo com a Resolução CNE/CP no 02/15.




O que estuda a Psicopedagogia Institucional?


A Psicopedagogia Institucional é a ciência que estuda o fenômeno da aprendizagem. O profissional habilitado em Psicopedagogia Institucional precisa compreender o processo de aquisição de conhecimento para agir tanto no ato de aprender como no de ensinar.

O trabalho do profissional especializado nessa área pode ser exercido em escolas, ONGs, centro comunitários, entre outros.

Para obter bons resultados na execução de suas responsabilidades, o trabalho da Psicopedagogia Institucional na escola precisa abranger toda comunidade escolar, como equipe pedagógica, professores, direção, pais, alunos e demais funcionários da instituição de ensino.




Que tipo de aluno é atendido por professores pós-graduados em atendimento educacional especializado (AEE)?


Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, no comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Nesse caso, são exemplos de transtornos globais de desenvolvimento: autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses), entre outros.

Alunos com altas habilidades ou superdotação: são estudantes que apresentam um potencial elevado de aprendizado pois dominam rapidamente os conceitos.





Profissões

Como se dá a atuação do(a) Pedagogo(a)  no Ambiente Escolar?


No AMBIENTE ESCOLAR existe o campo do Ensino, da Educação Especial, da Orientação Educacional, da Coordenação Pedagógica, da Supervisão Educacional e da Administração Escolar.

No Ambiente Escolar é possível lecionar na área de Ensino como professor e/ou pedagogo na educação infantil; nos anos iniciais do ensino fundamental e na alfabetização de jovens e adultos, bem como na supervisão, orientação e administração escolar.

Na Educação Especial é possível desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.

Na Orientação Educacional pode-se dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.

Na Coordenação Pedagógica se acompanha, orienta e avalia professores, rotina da escola e o processo de aprendizagem dos alunos.

Na Supervisão Educacional pode-se orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino.

Na Administração Escolar é possível gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.




Como se dá a atuação do(a) Pedagogo(a) Fora do Ambiente Escolar?


FORA DO AMBIENTE ESCOLAR existe o campo da Pedagogia Empresarial, Pedagogia Social, Pedagogia Hospitalar, Desenvolvimento de Materiais de Ensino.

No campo da Pedagogia Empresarial para desenvolver e implantar projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições.

Na Pedagogia Social que possibilita inserir a prática da educação, em espaços não escolares, como em igrejas, centros comunitários, asilos, presídios ou na assistência social á pessoas em situação de risco e abandono.

Na Pedagogia Hospitalar que permite implementar processos educativos de crianças e jovens internados.

No Desenvolvimento de Materiais de Ensino para elaborar livros infantis e material didático para o Ensino Fundamental.





Politica de entrega

 

Utilizamos multiplos serviços de entrega assim o tempo pode avariar de acordo com a região do cliente.

Em geral entre 3 e 10 dias úteis.

Recomendamos que verifique o status de seu pedido.

Caso a entrega não seja concluída haverá duas tentaivas em seguida.

O produto retornará para o distribuidor caso as tentativas falhem.

Política de Troca. Devolução e Reembolso

 

  • Você pode trocar os produtos até 15 dias após o recebimento ou devolver em até 5 dias após a entregadesde que o produto esteja esteja nas condições que foram recebidos.

 

  • Contate-nos através de nossos canais de atendimento para que possamos organizar troca e devolução.

 

  • Reembolso. Em até 10 dias será encaminhado o pedido de reembolso (decorrente de devolução) no cartão de crédito ou em conta corrente com mesma titularidade. A disponibilização do valor ocorrerá de acordo com as regras da administradora do cartão ou banco do cliente.